TRANSLATE / Select Language :

sábado, 17 de setembro de 2011

Linhaça na saúde


Faz muito tempo que sou fã e adepta dessa sementinha magica no meu desjejum. Nao eh de hoje que a linhaça eh conhecida pelos seus benefícios e para quem ainda nao esteja tao por dentro assim, escolhi algumas informações bem interessantes. Bom proveito ;)

Revista Saude:"Contam os arqueólogos que a linhaça era usada em mumificações no Egito. Outros achados apontam que era empregada com sucesso para tratar ferimentos. E, se antigamente fazia parte até mesmo de rituais, hoje ela marca presença nos laboratórios de grandes centros de pesquisa em nutrição.
A semente escura, nativa da região mediterrânea, já está adaptada ao solo brasileiro, onde se deu bem por causa do clima quente. Por isso é mais fácil encontrá-la por aí. Comparada com a dourada, a casca é um pouco mais resistente. Quanto aos nutrientes, não perde nada para a outra variedade.

Afinal, o que faz da linhaça um superalimento? "Sua casca guarda um mix de proteínas, minerais e vitaminas", responde o nutrólogo Durval Ribas Filho, presidente da Associação Brasileira de Nutrologia. Vale destacar a vitamina E, que contribui para o funcionamento celular e, por isso, afasta o envelhecimento precoce e as doenças degenerativas.

...

Outros ingredientes que compõem sua poderosa fórmula são o ômega-3 e o ômega- 6, atuando em perfeita harmonia. Essa dupla, nunca é demais lembrar, garante a saúde cardiovascular. Afinal, ambos atuam na redução do LDL, o mau colesterol, responsável por estragos nas artérias. "Diversos trabalhos apontam a semente do linho como protetora do coração", reforça Jocelem Salgado, presidente da Sociedade Brasileira de Alimentos Funcionais e professora da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, em Piracicaba, interior paulista."



Abaixo um texto muito interessante de Conceição Trucom (química, cientista, palestrante e escritora sobre temas voltados para o bem-estar e qualidade de vida.)

"A semente da linhaça deve ser classificada como um alimento biogênico (bio = vida + gênico = gerador), um gerador de vida, portanto, um agente revitalizante.

De origem vegetal, a semente da linhaça contém no seu lado oculto informações nutricionais alquímicas para todos os nossos corpos (físico, emocional, mental e etérico). Mas, como tudo aqui na Terra, nós só conseguimos registrar e assimilar aquilo que estamos prontos para receber e perceber.
Então, com muita sabedoria, a semente da linhaça nos ajuda na desintoxicação de todos estes corpos, para tornar possível, ou melhor, ampliar, a nossa capacidade de assimilação de todo o seu enorme potencial nutricional.

Bem, então, para começar, precisamos saber um pouco mais sobre as suas fibras? Porque conhecer sobre as fibras da linhaça, tanto na quantidade quanto na qualidade, vai nos explicar bastante sobre este potencial desintoxicante e laxante que a linhaça tem.
Afinal, deixar sair nossos venenos e toxinas é fundamental e desintoxicar-se é uma atitude 100% espiritual.

As fibras da Linhaça
Todos os alimentos de origem vegetal contêm variados teores de fibras dietéticas. E aí começam as vantagens do consumo destes alimentos, porque as fibras são um paradoxo: não alimentam, mas são essenciais à saúde.
Existem dois tipos de fibras: as solúveis em água (hidrossolúveis) e as insolúveis em água.
As fibras hidrossolúveis são as pectinas, gomas, mucilagens e algumas hemiceluloses. Elas retardam o esvaziamento gástrico e o tempo de trânsito intestinal e absorvem a glicose e o colesterol, dificultando a sua liberação na corrente sangüínea.
As fibras insolúveis em água são a celulose, a lignina, a hemicelulose e os amidos resistentes (AR). São pouco fermentáveis, apresentam um efeito esponja no trato gastrointestinal, conferindo maior volume e fluidez ao bolo fecal, reduzindo o tempo do trânsito intestinal.
A indicação nutricional é o consumo de ambos os tipos de fibras, solúveis e insolúveis, que por mecanismos diferentes e integrados, regulam o tempo de trânsito intestinal, aumentam o volume das evacuações, auxiliam no controle da glicemia, na redução dos triglicerídeos e colesterol sangüíneo e no tratamento da obesidade.
As fibras alimentares são conhecidas pelos seus efeitos benéficos na prevenção e tratamento de várias doenças. E o Instituto Nacional do Câncer dos EUA recomenda o consumo de 25-30 gramas de fibras/dia.
Mas, fibras provenientes de uma semente como a da linhaça, com sua informação genética de gerar vida, certamente apresentam um conteúdo valioso de informações no plano oculto, que irá interferir de forma multiplicada em processos de transformação e expansão da consciência.


...

A importância da Linhaça na saúde – Conceição Trucom - Editora Alaúde é um novo filhote que acaba de sair do prelo. O lançamento deste livro, por todo esse clima conturbado de final de ano, só será na primeira semana de março de 2007, com muitos comes e bebes preparados com ela – a linhaça. Mas, A importância da Linhaça na saúde já está disponível nas livrarias e no site www.docelimao.com.br

Recomenda-se a leitura na íntegra dos livros Alimentação Desintoxicante e A importância da Linhaça na saúde, o que possibilitará a prática da desintoxicação diária com consciência e responsabilidade."

Conforme ainda a nutricionista Selva Motta Fierro, professora de gastronomia do Senac e proprietária da Kilocal, loja especializada em alimentos light, eh bom consumi-la em pó, batida no liquidificador, "porque as sementes não são bem digeridas, pois sua "casca" resiste à ação das enzimas digestivas". Se preferir comê-la inteira, "o ideal é mastigar bem para garantir o melhor aproveitamento dos nutrientes", aconselha Selva Motta.

Fonte:Somostodosum.ig.com.br;saudeabril.com.br;vivasaude.uol.com.br
(img:Google)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"O impossível é apenas uma força te convidando para realizar.
Acredite.
Dentro de você existe um universo em permanente construção."
(Paulo Roberto Gaefke)

Adorei a visita! Abçs e sorrisos no coração =)_AC. Lara