'A maioria das pessoas que nunca fizeram atividade física, principalmente os maiores de 35 anos, com fatores de risco para doença cardiovascular (história familiar, hipertensão, diabetes) ou que tenham algum sintoma DEVEM procurar um cardiologista antes de mais nada. O coração agradece !

Vejamos algumas dicas importantes para prática de atividade física:
- Torne a atividade física prazerosa, seja ouvindo música, compartilhando com pessoas conhecidas, diversificando (ginástica, caminhada, bicicleta, musculação, esportes em dupla ou em grupos).
- Algumas atividades físicas requerem orientações especiais e específicas de acordo com cada um. Em muitos casos é necessária orientação de profissional em relação a alguns cuidados como aquecimento, alongamento, tipo e grau de exercício que pode ser praticado, duração e evolução. As academias de ginásticas são um lugar recomendado em especial para os iniciantes, tanto pela diversidade de atividades oferecidas, como principalmente pela orientação especializada (profissional de educação física).
- Utilize roupas confortáveis, que não limitem o movimento e que não dificultem a transpiração. Para exercícios como caminhadas, a escolha do tênis é fundamental tanto para o conforto como para melhoria do rendimento e redução do risco de lesões associadas ao esforço.
- Para fins de redução de risco cardiovascular a duração da atividade física é muito mais importante que a intensidade. Esta última, estando mais ligada a queima de calorias, pode ser trabalhada em pessoas com excesso de peso, reduzindo também desta forma o risco cardiovascular.
- Os exercícios mais associados a redução do peso e do risco cardiovascular são os aeróbios, como caminhada, ginástica aeróbica, bicicleta, natação, esportes, etc. Os exercício anaeróbios como musculação devem ser preferidos por aqueles que desejam melhorar a massa e a tonicidade muscular, e devem preferencialmente ser realizados em associação aos exercícios aeróbios.
- Um dos objetivos nos exercícios aeróbios é atingir o condicionamento físico, ou seja, manter uma intensidade e duração do exercício que permita o benefício muscular, circulatório, respiratório e mental, sem exageros ou esforços ineficazes.
- A combinação de muito exercício e dietas rigorosas é desastrosa, o ideal é sempre manter uma alimentação balanceada, reduzindo o percentual de gorduras, aumentando o percentual de proteínas (de preferência não-animal) e mantendo a ingesta de calorias na forma de carbohidratos mínima para suportar a realização da atividade física. Além disso, tomar bastante líquido na forma de sucos, evitar refeições fartas antes da atividade física e aumentar o consumo de frutas e vegetais são outras recomendações necessárias.'
Fonte :http://www.realcor.com.br/equipe.htm