TRANSLATE / Select Language :

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Tudo o que nos cerca

Muito se aprende com o que temos a nossa volta, basta um pouco de quietude e mais observação.  A Natureza e a História são os mestres mais esquecidos e prejudicados pelo superego burro e ganancioso do Homem. Manipula-se a História e destrói-se o que temos de mais sagrado a Natureza, sem o menor pudor. 
O mundo mudou de ritmo e está mais apressado, sem tempo nem mesmo para perceber o valor de um instante. Cada vez mais raro nos convívios familiares, aqueles almoços de domingo com todos reunidos. A estrutura familiar está bamba, a sacralidade do lar se perdeu no tempo em meio à confusões de valores. Os mesmos tipos de valores encontrados em altares, cujas divindades foram trocadas por montantes de dinheiro com adoradores muito mais fieis e vorazes. 
A essência foi descartada para dar lugar ao essencialmente descartável e o consumismo virou sonho primordial, no qual, perde-se muito do que se é e do que se poderia ser. 
Grandes conquistas históricas em nome de um mundo melhor e o que se vê, é  a sensação de que se anda pra trás.O mundo progride, mas não evolui.

Muito se cobra sem cobrar de si mesmo; muito se quer sem muito fazer.  Muita consciência `limpa` a custa de melhor culpar do que ser culpado e muita, mas muita acomodação. Duvida-se sabendo pouco, acredita-se sabendo menos ainda e julga-se só porque alguém julgou.
O que nos cerca é consequência do que somos, construímos ou deixamos ser. 
O mundo não é um espelho, existem várias direções, vários pontos de vista que se divergem. "O que você ouve e vê, depende do lugar em que se coloca, como depende também de quem você é. "_Clive Staples Lewis (C.S. Lewis)


Inspirou-me um versinho: 

 'O Homem orava
O  Homem queria
Mas pedia e não se via,
Nem tampouco percebia,
Que o que mais acontecia
Era resposta do que fazia.'

 O ser humano é a resposta da sua própria questão. Muito depende do que  há de bom dentro de cada ser humano e no que ele pode  buscar, mudar, resgatar, manter, lutar e acreditar.  Tudo se baseia em erros, acertos e recomeços, isso é necessário. Tudo é aprendizado, tudo é movimento, tudo é Vida e ela não pára, ela acontece e como uma roda, vai girando. 


A sacralidade da Natureza está na sua sabedoria, na sua harmonia, na sua poesia. Precisa-se do reconhecimento e da humildade do Homem, pois ele não é mais do que lhe cabe na teia da Vida. Fazemos parte de um organismo regido por energias e o que vai,volta.
As forças que nos movem são dinâmicas e tudo que nos cerca é energia. Tudo é troca.
No ar que nos move, não só encontramos o O2 , como também o prana, a energia vital responsável pelo equilíbrio de nossos pensamentos e emoções. 
O equilíbrio é o que mantém a mente, o corpo, a vida, a natureza e o planeta sadios e felizes. A felicidade eterna é ilusória, o que existe são momentos plenamente felizes, que esses sim, são eternos. A felicidade, não só pode ser buscada, mas como também inspirada, descoberta, percebida a nossa volta e nesse instante, tudo se tornará sagrado.