TRANSLATE / Select Language :

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Alguns truques Feng Shui para a sua casa


Feng Shui cuja tradução é vento e água, representa o conhecimento milenar chinês que trata da relação física entre o Céu e a Terra. Não se vinculando a qualquer religião ou crença, consiste em uma técnica que nos orienta, na identificação da interação dos fluxos energéticos. O ser humano, como uma antena, vive dentro de um sistema governado pelo movimento estelar e o Feng Shui nos orienta na identificação das energias favoráveis e desfavoráveis ao ser humano. O Feng Shui se inspirou na tradição e conhecimentos acumulados durante milênios. Surgiu na China há, mais de 3.000 anos. "A condição humana é sempre fruto e resultado do desenvolvimento de uma relação tanto com a Terra quanto com o Céu. O Homem ergueu seu olhar para o Céu e começou a perceber a relação entre os movimentos das estrelas e os fenômenos que se passavam na Terra, transformando o caos do simples "vir a ser" na visão integrada de um calendário. Foi possível extrair ordem do que aparentava desordem e essa é a função da inteligência."

Importante saber : "Os semelhantes se atraem, portanto aquilo que somos é o que iremos atrair. Devemos organizar nosso ambiente de forma a refletir o que desejamos em nossas vidas. Um ambiente alegre, saudável, irá atrair alegria e saúde."


_Cozinha

O feng shui vê a cozinha como o "coração do repouso", pelo que todos os problemas, podem afectar negativamente toda a familia.
É na cozinha que muita gente se reúne para conversar, tomar café, preparar o almoço ou o jantar. É na cozinha que o casal toma um vinho, enquanto o jantar fica pronto. É na cozinha que as crianças descobrem o fantástico mundo da geladeira. É na cozinha que o cozinheiro ou a cozinheira prepara comidinhas com carinho.

Manter a cozinha o mais limpa possível, para que a energia circule mais livremente (nada de cozinhas desarrumadas) ;).
O fogão é o responsável pela prosperidade da casa e é considerado o cofre da casa. Mantenha-o sempre limpo. Quanto melhor o seu aspecto, maior a prosperidade - seja ela material, intelectual, física, emocional ou espiritual. Deve estar sempre limpo e impecável; todas as bocas e o fogão a funcionarem bem e nada de lixo perto dele, é anti-próspero. Lembre-se que lixo é sinal de energia estagnada e como a cozinha é um local de riqueza, esvazie sempre o lixo e, evite colocá-lo ao lado do fogão.
Evite discutir neste ambiente, principalmente quando estiverem à mesa a comer ou a preparar algum alimento.
O ambiente deve ser fresco e arejado. Se tiver pouca ventilação, use um exaustor. Se não abre todas as janelas que poder.

Economize no tom vermelho na hora de decorar, pois é uma cor que abre o apetite. (se tomar atenção é essa a cor preferida na decoração dos restaurantes de fast-food). Prefira paredes e móveis de cores claras, próximas ao branco. Segundo o Feng Shui, esse tom tem efeito calmante.



_Sala de Estar

É o lugar mais frequentado da casa pelos moradores e seus convidados, por essa razão, o livre fluxo de energia neste espaço (que se quer acolhedor e alegre) é essencial para garantir um bom feng shui. A decoração nesse ambiente deve ser sortida, colorida, eclética. Para começar, deve olhar em seu redor e verificar se consegue andar livremente pela sala, sem tropeçar em nada, ou se, pelo contrário, esta divisão tende a ficar desarrumada, está excessivamente mobilada ou pouco prática.

A posição dos sofás não deve ser de modo que os ocupantes do imóvel fiquem de costas à porta de entrada. A posição correta é em direção à porta de modo abraçando quem entra, tornando um ambiente seguro, prazeroso e estável.

Como meio de fortalecer a sua família e a sua saúde, deve pendurar fotografias e recordações da sua família e dos seus amigos na parede virada para Este. Se tiver aparelhagem de som, deve colocá-la perto de uma parede, a Oeste, para conseguir atrair sorte. O televisor deve estar dentro de um armário ( ou rodeado de planta), por causa do campo eléctrico que emana. Distribua também plantas e quadros coloridos por toda a divisão.

A mesa de jantar da sala (ou cozinha), é o local onde as pessaos se reúnem para as refeições e para conversar. O Feng Shui a considera um local também de prosperidade. Coloque sobre a mesa um belo arranjo de flores ou uma fruteira cheia de frutas. Se houver espaço, coloque na parede um espelho para refletir a mesa de jantar e dobrar a prosperidade.


-Quarto

O seu quarto tem uma efeito directo na qualidade do seu sono e é um factor muito importante na sua saúde, felicidade e riqueza. Não existe exclusivamente um elemento a considerar quando planea-mos a nossa vida; temos que ter tudo em conta, incluindo a forma como nos revitaliza-mos.

O quarto deve ser pintado com uma côr suave que seja comportável com a sua pujança de forma a que o seu folga seja pacífico. Um quarto nunca deve ser pintado de vermelho. O vermelho é uma côr enérgica que faz com que nunca consiga ter um folga adequado num quarto vermelho. O quarto deve ser bem ventilado de forma a que o ar fresco circule pelo quarto e pela lar.
O local exato e favorável para colocarmos a cama é em diagonal à porta do quarto, dando condição para que a pessoa deitada, possa ver quem adentra o local. A cama não deve estar em linha com a porta do dormitório. Nunca instale uma cama embaixo da janela, pois o vento dispersa as energias emitidas pela pessoa que ali dorme. As camas não devem ter linhas de movimento abaixo delas, tipo, um dormitório não deve ficar sobre uma garagem ou portões de correr.


_Banheiro

Muito cuidado com os banheiros, são ladrões de abundância. Manter sempre a porta do banheiro fechada , a tampa da privada baixa e ralos tampados. Já irá ajudar bastante. Evite banheiro muito entulhado e para elevar o padrão da energia opte por objetos de cor verde ou em madeira. As plantas que crescem para cima também são muito positivas. Se o local não for propício para o cultivo de plantas, você pode tranqüilamente utilizar as artificiais.
A localização deste ambiente é primordial para a saúde energética da casa e seus moradores. Um banheiro nunca deve estar de frente para a porta da cozinha ou de entrada da casa, já que deixaria a principal área de prosperidade desvitalizada e tb todos os outros ambientes sem energia, pois, a energia seria automaticamente sugada pelo banheiro e remetida pelo ralo.



Observacoes:

*Em caso de espelhos,não é bom quando o espelho reflete uma pessoa ou um casal enquanto dormem ou quando estão sentados na cama. Isso causa tensões emocionais nas pessoas. Se o espelho estiver virado para o lado de fora da casa, ajuda a refletir as imagens ruins da rua, multiplicando os efeitos nocivos. Podemos colocar espelhos dentro da casa para receber as boas imagens externas, como as de jardins, flores e montanhas agradáveis.


*Plantas e flores são sempre bem vindas e devem ser sempre naturais e não artificiais. Um plantinha próxima de um aparelho emissor de irradiação tais como: televisão, computador, neutraliza as energias prejudiciais.

*Para o Feng Shui, toda a casa deve ter um rio calmo e sereno passando diante da porta. O rio irá trazer, para a casa e seus moradores, saúde, prosperidade e alimentos, levando embora as más energias. Hoje em dia, nem sempre conseguimos ter um rio em nossas portas. Mas, podemos colocar objetos e quadros que lembrem água. Você pode colocar, pelo lado de dentro da casa, próximo a porta de entrada, uma fonte de água ligada, um aquário com peixes, uma gravura ou quadro com um rio, mar e barcos, uma foto de um local que tenha cachoeira ou motivos naúticos. Tudo para atrair prosperidade



Fontes: Oficina da Moda; Arte Plural - Arte e Decoracao; Bem Viver; Dicas Feng Shui; Vera Caballero & Franco Cuizzetti
Consultores e Profº de Feng Shui, Bioenergias, Yoga e Oráculos.