TRANSLATE / Select Language :

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Pessoas que sofrem de acessos de raiva

“Se você for paciente em um momento de raiva, você escapara de cem dias de arrependimento”


Existem pessoas que sentem raiva com muita facilidade, que estão sempre sob o domínio deste sentimento. Suas ações, muitas vezes, fogem do seu controle de tal forma que perdem completamente a razão e o controle de si mesmas.  Tais pessoas têm acessos de fúria motivados por coisas banais, e quando ficam nesse estado são capazes de agredir verbal e fisicamente qualquer um sem se preocupar com as conseqüências desses atos. Como um monstro capaz de destruir relacionamentos felizes, carreiras brilhantes e até mesmo a saúde. Por isso o melhor é aprender a dominar a raiva, lidar com ela. 
As conseqüências são graves para a sua saúde e se manifestam em termos de hipertensão, úlceras, depressão, obesidade, perda de emprego, abuso físico ou psicológico de familiares e amigos. A conseqüência inevitável disto é uma auto-estima prejudicada, relações interpessoais tumultuadas e um alto nível de stress emocional. Quando a interpretação que se dá a algo que ocorreu em nossa vida ultrapassa a ameaça, a injustiça ou a afronta, então, a raiva fica desproporcional e intensa.
Ao contrario do que se imagina a raiva, bem como qualquer outro sentimento, não desaparece ao ser reprimido, pelo contrário quando abafado os sentimentos tendem a se acumular e surgir de forma muito mais violenta, no caso da raiva essa “violência” é literal.
Somatização: quando não são externalizados através da fala ou devidamente compreendidos, as emoções tendem a se manifestar no corpo na forma de adoecimentos, esse processo vem sendo cada vez mais observado por médicos e psicólogos, a esse fenômeno damos o nome de Psicossomática. 

Por esses motivos o ato de simplesmente reprimir a raiva é quase tão negativo quanto o explodir dessa emoção. 

Aprendendo lidar com a frustração
   A principal causa da raiva é a frustração, e a frustração surge quando a realidade não condiz ou contraria aos nossos desejos e anseios:
  • O caixa do mercado não é tão rápido quanto você queria
  • O carro da frente não te dá passagem
  • O marido ou esposa não age da maneira que você espera. 
    Saber lidar com as frustrações é um sinal claro de maturidade alem de ser requisito desejável e necessário para se viver em sociedade. Indivíduos que não conseguem tolerar nenhum tipo de frustração tornam-se contraventores e criminosos.    
    A questão é: será que isso que você deseja é tão urgente assim que não dá esperar um pouco mais?  O que vai acontecer caso o seu anseio não se realize?
 Muitas vezes a raiva nos domina simplesmente por que enxergamos problemas onde eles não existem, ou por que damos a dificuldade proporções muito maiores que as reais. 
Aprenda a lidar melhor com o estresse e ansiedade
Quem já está cansado normalmente tem pouca paciência e acaba por reagir de maneira agressiva por que está com dificuldades de reconsiderar a realidade dos fatos e por que tem a necessidade de aliviar a tensão que lhe incomoda. Leia os artigos:  


A fim de evitar as más conseqüências e garantir à pessoa propensa à raiva uma vida de melhor qualidade e com um menor nível de stress, necessário se torna aprender estratégias que a ajudem sentir menos raiva e usar a raiva, que não possa ser eliminada, como força de energia positiva.

Estratégias para lidar com a raiva

1. Reconheça que está com raiva;
2. Aprenda a reconhecer os eventos desencadeadores da raiva em você;
3. Aprenda a reconhecer os 3 componentes da raiva: avaliação, reações físicas e comportamento de raiva;
4. Entenda que algo só se torna um “evento desencadeador” (uma provocação) pela interpretação que você dá a ele;
5. Entenda que as reações físicas da raiva têm o poder de aumentá-la;
6. Compreenda que o comportamento de raiva é o último a ocorrer e que portanto dá tempo de controlar seu comportamento de raiva;
7. Sempre tente quebrar o processo de reação da raiva na sua fase inicial , isto é, verifique se o seu modo de avaliar a situação desencadeadora da raiva (aquilo que você acha uma provocação) pode ser mudado. Para tal mude o seu diálogo interno, o modo como fala consigo mesmo;
8. Quando perceber que a raiva está caminhando para as reações físicas , que seu coração já começou a bater muito rápido, que seu corpo e mente estão ficando tensos , que está desenvolvendo uma sensação de sufoco, tente relaxar para ver se elimina essas reações. Experimente dizer para si mesmo:
“Cal... ma, cal ...ma”,
“preciso tomar cuidado para não deixar a raiva correr todo o seu processo”,
“vai ver que minha visão do que ocorreu pode ser aliviada: a respiração fica ofegante”,
“vou deixar para reagir amanhã, quando tiver avaliado a situação sem raiva”.
“Sempre posso reagir amanha se quiser”.
“Não vou correr o risco de ficar doente por causa da minha raiva”.
“Estou aborrecido, mas isto não é fim do mundo”.
”Quem mantém a calma mantém o controle”.
“Posso assumir o controle das minhas emoções”.
9. Ao mesmo tempo que vai dialogando consigo mesmo, respire profundamente pelo nariz e expire devagarzinho pela boca;
10. Tente encontrar modos construtivos de uso da raiva, por exemplo, faça ginástica, caminhe, dance, cante, ria, seja positivo, converse sobre ela.
11. Quando já estiver em controle da sua raiva, tente resolver a situação que o fez ficar tão aborrecido.
Yoga, meditação e Reiki são exemplos de tratamento natural que proporcionam grandes benefícios. e que podem ser explorados  para controlar a raiva,  visa amenizar, ou eliminar ataques de grande impacto, desta emoção, que mais que reação física, pode ser também um estado de espírito. Com a finalidade de reduzir ataques de raiva, primeiro, é necessário conquistar a própria mente. 
Seja para enfrentar situações amedrontadoras, para ajudar a prevenir ataques de pânico ou mesmo para relaxar durante momentos do dia, uma técnica muito utilizada na Terapia Comportamental é a Respiração Diafragmática, que envolve respirar utilizando os músculos do diafragma, aumentando assim a captação de oxigênio pelos pulmões. Como consequência disso, a pessoa se sente mais calma e a ansiedade é diminuída.
Para exercitar-se, praticando uma espécie de auto ajuda, é necessário dedicar-se pelo menos meia hora todos os dias. Conhecido no Yoga como Pranayama, essa prática vai liberar endorfinas no cérebro, substâncias conhecidas como hormônios da felicidade. Ao sentir-se melhor com você mesmo, gradativamente irá excluir a raiva do seu interior. Estas endorfinas entram rapidamente na corrente sanguínea, e de maneira instantânea, provocam o bom humor.


Um exercício bem básico, sente-se na posição Lótus, inspire profundamente, segure a respiração por 5 ou 10 segundos, e expire de maneira profunda.

A agitação e a preocupação com o futuro tomam conta da sua cabeça? Retome o controle



O yoga:
 É uma prática que interfere no organismo a despeito da consciência e da vontade do praticante.O Yoga aumenta, no cérebro, os níveis de uma substância chamada Ácido gama-aminobutírico, GABA ,o GABA praticamente desaparece do sistema nervoso em situações de ansiedade e nervosismo, sua abundância é relacionada ao oposto, relaxamento e tranquilidade.
Veja aqui 'Ioga diminui os níveis de ansiedade e depressão'
A ciência comprova: a ioga é uma aliada no tratamento da ansiedade e da depressão
A descoberta é de um dos maiores e mais importantes centros de pesquisa do mundo, a Universidade de Boston , nos Estados Unidos..
A doutora em psicobiologia e pesquisadora da Unidade de Medicina Comportamental da Universidade Federal de São Paulo Elisa Harumi Kozasa é uma entusiasta do uso terapêutico da ioga. Já se sabe que ela funciona como um ótimo complemento dos tratamentos convencionais, aumentando as chances de cura, conta. A especialista destaca que a prática reúne aliados de uma mente saudável, como a atividade física, a meditação e o relaxamento.
Algumas posturas utilizadas em aulas de yoga que auxiliam na depressão ansiedade:

*Balasana: Respire profundamente e sinta o ar massagear toda a extensão da coluna. Relaxe. Sua consciência vai se voltar para a região da barriga, uma das mais importantes do corpo, e responsável por armazenar boa parte da energia vital do organismo
                                

*Urdvamuka: Procure se concentrar na região da garganta, onde fica um dos chakras relacionados à sensação de bem-estar. Respire forçando a barriga para a frente e se concentre na área próxima ao umbigo. Tome cuidado para não forçar a região lombar.
                               
Então é isso aí, no seu decorrer do dia, procure não se contrariar, não releve, tenha menos dureza consigo, nem tudo na vida tem a dimensão que pensamos ver; ouça uma música preferida, dê um  'oi' à alguém que goste e te faça rir. Afaste- se de gente chata que não tenha a obrigação de aturar e reveja se precisa realmente aturar ;) Recuse pensamentos que irão provocar irritação, substitua pela  lembrança de algo bom que está para acontecer ou que tenha acontecido. No começo é difícil, mas a prática vai amenizar qualquer obstáculo que  impeça de ser uma pessoa mais calma.





FONTES:
Autor/ Fonte: Marilda Novaes Lipp / Instituto de Psicologia e Controle do Stress(www.estresse.com.br);
http://www.outramedicina.com;
http://www.psicologosp.com;
http://scienceblogs.com.br/;
http://saude.abril.com.br; http://cabalafriends.blogspot.com.br;
http://diariodenaturologia.blogspot.com.br.
YouTube

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"O impossível é apenas uma força te convidando para realizar.
Acredite.
Dentro de você existe um universo em permanente construção."
(Paulo Roberto Gaefke)

Adorei a visita! Abçs e sorrisos no coração =)_AC. Lara