TRANSLATE / Select Language :

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Dieta detox - desintoxique seu organismo


Foleando uma revista no salão de beleza, dei com uma tal de dieta detox e torci o nariz, mesmo se precisasse emagrecer, eu não mudaria de opinião, sou desconfiada e por isso, nunca fui ou seria chegada a fórmulas ditas 'milagrosas'. Deixando de lado o título sensacionalista da revista, tipo emagreça em tantos dias, lendo melhor o artigo, pude entender um pouco e me interessei. A noite, pude pesquisar mais e a-mei! a tal dieta emagrecedora é na verdade uma dieta desintoxicante e um dos métodos mais eficientes para limpar o organismo, eliminar toxinas e dar aquele 'up', há claro e até diminuir uns quilinhos,para quem almeja perder os extras.  Resolvi repassar aqui algumas coisas do que busquei, vamos lá.


Dieta detox deve ser personalizada, mas é possível incluir alimentos desintoxicantes no cardápio

"A pessoa precisa passar por um exame bioquímico e de rastreamento metabólico para identificar o que ela precisa comer e quais nutrientes estão em falta no organismo", explica a nutricionista funcional Luciana Harfenist. Preocupada com a "moda" de seguir dietas "padrão", a profissional destaca que os motivos para buscar uma dieta detox não precisam envolver apenas a perda de peso. "Quem está com muita acne, celulite, vai muito ao banheiro também pode resolver essas questões com uma alimentação correta", conta.
"Atualmente, por conta da vida sedentária, da falta de exercícios físicos e da alimentação desequilibrada, com consumo aumentado de produtos industrializados, nossos mecanismos precisam de limpeza. O objetivo principal desta dieta é fazer que essas toxinas tornem-se hidrossolúveis, para que sejam eliminadas por meio da urina, bile, suor e lágrimas", explica Elaine de Pádua, nutricionista da Clínica DNA Nutri (SP), ao corpoacorpo.uol.com.br.
Na mesma fonte, a nutricionista Roseli Rossi, da Clínica Equilíbrio Nutricional (SP), explica que os sintomas de um organismo intoxicado podem ser físicos e mentais, tais como: "Cansaço, sono durante o dia, falta de concentração, má digestão, mau funcionamento intestinal, enfraquecimento do sistema imunológico, alergias, inchaço, dificuldade de perda de peso, irregularidades do ciclo menstrual, entre tantos outros problemas".
O segredo do cardápio da dieta detox é simples: retirar todos os alimentos industrializados e com corante. Portanto, nada de refrigerante, bebidas alcoólicas e qualquer alimento com edulcorantes em sua composição. "Tudo que é artificial sobrecarrega o fígado, ele é o órgão responsável por eliminar essas substâncias artificiais que o corpo não consegue metabolizar", destaca Harfenist.
No lugar destes alimentos prejudiciais à saúde entram os naturais, vegetais e orgânicos. "São priorizados os grãos com complexo B, que são fibras que ajudam a limpar o intestino e estimular a produção das bactérias importantes para a saúde do intestino. Eles também contribuem com o processo de detox", afirma.
Na primeira etapa, a proteína animal é retirada, mas depois reintroduzida com algumas ressalvas. "O ideal é a pessoa comer apenas carne de gado que tenha sido alimentado com comidas orgânicas, mas também pode consumir frangos e peixes", destaca Harfenist. No entanto, o ideal é preferir peixes menores que são menos contamináveis pelo ambiente. "Atum ou salmão, por exemplo, são contaminados por muitos metais pesados que não fazem bem à saúde", ressalta.

De acordo com Harfenist, são preciso apenas três semanas para que o corpo fique desintoxicado, mas depois ocorre uma manutenção para seguir mantendo o organismo mais limpo e leve. "Depois desse período é feito uma reavaliação com os pacientes para saber se a enxaqueca passou, se o sono e a TPM melhoraram, pois todos esses fatores estão relacionados com a alimentação", exemplifica.

Ainda que não seja possível elaborar uma dieta desintoxicante que possa servir para diferentes pacientes, Harfenist afirma que existem alimentos com propriedades detox que podem ser consumidos por qualquer pessoa e que ajudam no processo. Conheça AQUI alguns deles.

"Na verdade, o método não tem como objetivo o emagrecimento - esse benefício é consequência. Ele foi criado para ‘varrer’ as toxinas do organismo, sobretudo no fígado, onde elas mais se depositam, e no intestino, que muitas vezes perde sua capacidade de absorção com o acúmulo dessas substâncias", explica ainda Flávia Cyfer, nutricionista funcional (RJ), ao mdemulher.abril.com.br, que nos passa um exemplo de um cardápio detox para 1 semana:


Segunda-feira




· Café da manhã: Suco de maçã + couve + gengibre
· Lanche da manhã: 1 pera + 2 castanhas-do-pará
· Almoço: Salada de rúcula com tomate e pepino ao molho de laranja com azeite e oregano OU Salada de quinoa com abacate, cenoura e frango desfiado
· Lanche da tarde: 1 fatia de pão sem glúten com geleia orgânica de amoras
· Jantar: Sopa de abobora com gengibre OU Salada verde

Terça-feira

· Café da manhã: Ovos mexidos com vegetais OU Chá verde gelado
· Lanche da manhã: 1 punhado de semente de abobora
· Almoço: Salada de agrião com alho poror e repolho roxo com azeite extra virgem e sal de ervas OU Brócolis cozidos por 3 minutos com creme de tofu OU Salmão assado com raspas de casca de laranja
· Lanche da tarde: Chá dente de leão com mel de agave OU 1 bolacha de arroz integral com patê de feijão branco
· Jantar: Sopa creme de alho poro OU Salada verde

Quarta-feira

· Café da manhã: Salada de frutas com farinha de linhaça dourada
· Lanche da manhã: 1 pedaço de chocolate com  cacau 70%
· Almoço: Salada de brotos (alfafa, feijão e brócolis) OU Caldinho de feijão azuki OU Omelete de forno com  vegetais
· Lanche da tarde: Shake de leite de amêndoas com banana e cacau
· Jantar: Sopa de ervilha OU Salada verde

Quinta-feira

· Café da manhã: Shake de leite de arroz com mirtilos + clorofila líquida
· Lanche da manhã: 1 batata Yacon
· Almoço: Mix de folhas verdes (mostarda, agrião, rúcula, alface roxa e chicória) com manga e nozes OU Grão de bico cozido OU Filé de frango empanado em flocos de amaranto ao forno
· Lanche da tarde: Suco vivo de cenoura, maçã, pepino, linhaça, água de coco, couve e hortelã
· Jantar: Sopa de legumes com algas OU Salada verde

Sexta-feira

· Café da manhã: Creme de caqui com mix de castanhas quebradas
· Lanche da manhã: 1 pratinho de mirtilos e cerejas frescas
· Almoço: Salada de repolho roxo cru em tirinhas com maçã, suco de limão, milho, tomate e cebola, regado com azeite aromatizado com manjericão OU Berinjela  em lascas grelhada OU Filé de linguado ao molho de tahine
· Lanche da tarde: Mingau de amaranto com canela e agave
· Jantar: Sopa de tomate com manjericão OU Salada verde

Sábado

· Café da manhã: Suco refrescante de  água de coco + limão (com casca) + banana + hortelã
· Lanche da manhã: 1 caldinho de missô
· Almoço: Arroz negro com amêndoas em lascas OU Couve refogada no óleo de coco OU Shitake grelhado no shoyu
· Lanche da tarde: Frutas secas variadas (ameixa, damasco, uvas e banana passa)
· Jantar: Sopa creme de pimentão vermelho OU Salada verde

Domingo

· Café da manhã: 1 aipim cozido com azeite e sal de ervas OU Suco de melancia com erva doce
· Lanche da manhã: 1 maçã
· Almoço: Salada de rúcula, cenoura, tomates cereja com vinagrete de morangos OU Purê de inhame OU Hamburguer de soja com aveia
· Lanche da tarde: Caldinho diurético: maçã, aipo, cenoura e salsinha centrifugados
· Jantar: Creme de mandioquinha com açafrão e pimenta do reino OU Salada verde

*Siga o cardápio por apenas sete dias
Bom, eu gostei da ideia, vou correr atrás da minha dieta detox ;)


Fontes: 
mdemulher
Img:net

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"O impossível é apenas uma força te convidando para realizar.
Acredite.
Dentro de você existe um universo em permanente construção."
(Paulo Roberto Gaefke)

Adorei a visita! Abçs e sorrisos no coração =)_AC. Lara