TRANSLATE / Select Language :

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Exagerou na festa? Vamos desintoxicar o organismo ;)

Sucos três em um

Sugeridos pela nutricionista Paula Castilho, da Sabor Integral Consultoria em Nutrição, em São Paulo, estes sucos facilitam a eliminação das toxinas e dos líquidos em excesso. Como têm ingredientes antioxidantes, eles também favorecem a renovação das células e da pele. É só bater tudo no liquidificador.
Maçã, couve e aipo
1 maçã com casca + 1 folha de couve sem o talo + 1 talo de aipo (salsão) + 3/4 de copo (150 ml) de água. Coe e acrescente gelo a gosto. Rende 1 copo (300 ml) de 80 calorias
Pepino, abacaxi e hortelã
1 pepino com casca + 1 rodela grossa de abacaxi + 5 folhas de hortelã + 1/2 copo (100 ml) de água. Acrescente gelo a gosto. Rende 1 copo (300 ml) de 125 calorias
Limão, maçã, uva e damasco
Suco de 3 limões + 1 maçã com casca + 2 damascos secos + 10 uvas vermelhas + 1/2 copo (100 ml) de água. Coe e acrescente gelo a gosto. Rende 1 copo (300 ml) de 137 calorias
Maçã, limão e laranja
1 maçã com casca + suco de 1 limão + suco de 1 laranja + 1/4 de copo (50 ml) de água (se necessário). Acrescente gelo a gosto. Rende 1 copo (300 ml) de 195 calorias
Beterraba, cenoura e maçã
1 beterraba sem casca + 1 cenoura com casca + 1 maçã com casca + 1/2 copo (100 ml) de água. Coe e coloque gelo a gosto. Rende 1 copo (300 ml) de 95 calorias

Atenção:
Um suco feito com frutas e vegetais soa como o melhor alimento do mundo. Porém, muitas marcas dessa bebida conhecida como "detox" chegam a conter até oito porções desse tipo de alimento, nesse caso, significa um excesso de carboidratos. De acordo com Sass, por ser liquida a vitamina pode não dar uma sensação de saciedade por muito tempo. Além disso, se f tiver vida sedentária e seu corpo não usar ou queimar todos os carboidratos, eles vão se transformar em gordura. A nutricionista Cynthia Sass  recomenda comer frutas e vegetais frescos no lugar do suco, assim você absorverá mais fibras e ficará mais satisfeito devido ao processo de mastigação. Aposte em duas xícaras de frutas por dia, tente uma no café da manhã e outra como um lanche da tarde, e três a quatro xícaras de legumes, duas no almoço e o restante no jantar. (Fonte saude.terra.com.br )


Menu pós-festa
O cardápio de um dia elaborado pela médica nutróloga Luciana Carneiro, do Rio de Janeiro, é perfeito para você desintoxicar e desinchar. Mas, se quiser secar 1 quilo, repita-o por dois dias.
Café da manhã
1 copo (200 ml) de água morna com o suco de 1 limão e raspas de gengibre 30 minutos depois: 1 copo (300 ml) de suco de melão ou suco Três em Um
Almoço
1 prato (fundo) de sopa desintoxicante (veja receita)
Lanche da tarde 1
1 copo (300 m) de água de coco ou suco Três em Um
Lanche da tarde 2
1 copo (300 ml) de suco de laranja, cenoura e beterraba ou suco Três em Um
Jantar
1 prato (fundo) de sopa desintoxicante
Ceia
1 copo (300 ml) de vitamina cremosa de frutas (sugestão: laranja com banana e mamão)


Coquetel hidratante
Se você ainda estiver em clima de festa e quiser transformar seu suco em um coquetel hidratante, também pode. Siga estas receitas:

Limão com água de coco
No liquidificador, bata 1 copo (200 ml) de água de coco + 3 col. (sopa) de creme de leite light + 1/2 copo (100 ml) de água com gás + suco de 1 limão + folhas de hortelã + adoçante a gosto. Sirva com gelo picado.

Rende: 2 copos de 150 calorias cada um

Limão com maracujá
No liquidificador, bata 2 folhas de couve sem o talo + 2 copos (400 ml) de água + polpa de 1 maracujá + suco de 1 limão + adoçante a gosto. Coe e sirva com gelo picado.

Rende: 4 copos de 30 calorias cada um

Sopa desintoxicante


Esta sopa pode ser preparada com antecedência e congelada. Sugestão: dobre a receita e congele em porções individuais. Assim, se resolver seguir o menu por dois dias, você tem reserva no freezer.

Ingredientes
• 1 fio de azeite
• 1 cebola pequena, picada
• 1 dente de alho picado
• 4 col. (sobremesa) de alho-poró (só a parte branca)
• 2 tomates sem pele e sem semente, picados
• 2 cenouras picadas
• 1 talo de salsão (aipo) picado
• 1/2 maço de couve-flor
• 4 copos (200 ml) de água
• 1 col. (chá) de sal
• 2 col. (sopa) de salsinha picada
• 2 col. (sopa) de cebolinha picada

Modo de fazer
Em uma panela funda, aqueça o azeite e refogue a cebola, o alho e o alho-poró. Acrescente o tomate, a cenoura e o salsão e refogue por mais alguns minutos. Junte a couveflor, a água e o sal e deixe cozinhar até que os ingredientes fiquem macios. Espere amornar e bata no liquidificador. Aqueça rapidamente e sirva a sopa polvilhada com a salsa e a cebolinha.

Rende: 2 porções
Calorias por porção: 75

Só líquido não dá?

Para quem não consegue passar nem um dia sem alimentos sólidos, o médico nutrólogo Alberto Serfaty aconselha incluir, no cardápio pós-festa, queijo magro no café da manhã e na ceia e, no almoço ou jantar, uma salada completa.

Salada completa
• 1 prato (raso) de folhas verdes (alface, rúcula, agrião)
• 1 talo de erva-doce fresca em tiras
• 1 tomate em rodelas (ou 5 tomates-cereja)
• 1/2 cenoura ralada
• 1 filé pequeno (80 g) de peixe ou frango grelhado, cortado em tiras ou lascas
• Salsa picada a gosto

Modo de fazer
Arrume os ingredientes no prato e tempere com 1 fio de azeite, limão e pouco sal.

Rende: 1 porção
Calorias: 120


Fonte: Boa Forma

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"O impossível é apenas uma força te convidando para realizar.
Acredite.
Dentro de você existe um universo em permanente construção."
(Paulo Roberto Gaefke)

Adorei a visita! Abçs e sorrisos no coração =)_AC. Lara