TRANSLATE / Select Language :

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Ioga diminui os níveis de ansiedade e depressão, indica estudo da Unifesp

Busquei esse artigo e achei interessante postar esse estudo sobre beneficios do Yoga ( ou ioga). Com certeza, uma boa opção não apenas para o corpo, como tb para a mente e para o espírito ;)




"A ioga pode melhorar o humor e diminuir os sintomas da depressão ou de transtornos de ansiedade, indica uma nova pesquisa feita pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). O objetivo do estudo foi verificar a eficácia da ioga como recurso terapêutico no ambiente de trabalho e se poderia ser indicada como terapia complementar em tratamentos psicológicos ou psiquiátricos.

O resultado indica que a prática pode melhorar a qualidade de vida e a produtividade dos funcionários. Segundo a Organização Mundial de Saúde, o estresse piora a saúde de 60% dos executivos nas grandes empresas e afeta 90% dos adultos em todo o mundo.

O cálculo da amostra foi realizado partindo de um projeto piloto contendo 15 indivíduos de um grupo experimental de uma empresa e 15 no grupo de controle (que não realizou a prática). Entre os diversos resultados obtidos, constatou-se que 68% dos indivíduos do grupo da ioga apresentavam índice mínimo de depressão, enquanto no grupo que não pratica apenas 39% apresentaram tal melhora. Outro dado importante foi o grau de ansiedade do grupo de ioga que apresentou grau mínimo de ansiedade (76%), sendo que os indivíduos do grupo de controle apresentaram apenas 7%.

- A ioga incentiva os praticantes a tomarem consciência de seu corpo e de suas tensões através de posturas físicas. Além disso, por focar o autoconhecimento, concentração e meditação, sua prática também pode contribuir para facilitar a autoconfiança e um sentimento pessoal de maior senso de controle e qualidade de vida - afirma Dr. Ricardo Monezi Julião de Oliveira, professor do curso de pós graduação em Medicina Comportamental, do departamento de Psicobiologia da Unifesp."

Fonte:Arquivo Jornal O Globo
Publicada em 08/10/2009
Fotografia: Ana Grillo















Fonte: Arquivo Jornal O Globo
Publicada em 08/10/2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"O impossível é apenas uma força te convidando para realizar.
Acredite.
Dentro de você existe um universo em permanente construção."
(Paulo Roberto Gaefke)

Adorei a visita! Abçs e sorrisos no coração =)_AC. Lara